ano 2011, Parte IV (continuação)


Ext. Praia. Meio dia e pouco.
Eles estão na praia. Agora estão sentados, no mesmo lugar.

_ Claro que não, seu bobo!
_ Ahn?! Ai meu coração. Por quê você fez isso?
_ Eu não fiz nada, você que foi mongo e não reconheceu a brincadeira.
_ Ah... Acho que todo mundo foi mongo então. Aposto que ninguém reconheceu a brincadeira, sua sem graça.
_ Vai ser engraçado. É o tipo de brincadeira que a gente vai achar graça depois. Quer dizer, você vai achar graça depois, eu já estou achando graça agora.
_ É o tipo de brincadeira que foge do assunto: de quem são essas roupas?
_ Ah, é. Não falei?
_ Não.
_ São do meu irmão, bocó.
_ Sua sem graça, muito barulho por nada.
_ Hum, que romântico recitando Shakespeare para mim.
_ Ahn?... Ah, entendi. A peça Muito Barulho por Nada. Nada romântica aliás.
_ Demorou a entender, hein. O que foi? Ainda está chocado com a brincadeira, é?
_ Talvez. Talvez eu tenha me dado conta do quanto me importo.
_ Eu também me importo. Mas foi engraçado ver sua carinha, todo borocoxô, parecia passarinho na chuva.
_ “Borocoxô”... Depois o velho sou eu.
_ Meu Richard Gere
_ [interrompendo] Ah, não, chega de uma linda mulher. Você prometeu.
_ Por isso que não gosto de promessas, as pessoas nunca cumprem. Para mim romance de verdade não tem juras ou promessas.
_ Pelo visto você não entende nada de romance. Ou não gosta.
_ Entendo sim. Só não acredito em amor eterno, almas gêmeas e, principalmente, promessas.
_ Só isso, né. O quê que sobra então? As contas a pagar? Isso sim é romântico.
_ Não, bobinho. Sobram as duas ideias mais românticas do mundo, duas ideias que me perseguem desde que eu tinha 10 anos, quando me apaixonei pela primeira vez.
_ Ah, que linda, 10 aninhos... Então o seu primeiro amor teve a força de definir todos os outros? Isso também é romântico.
_ É, por isso dificilmente vou mudar de ideia. Porque romance tem a ver com ser algo único e tenho certeza de que não haverá mais de 1 homem a fazer esses gestos para mim.
_ E já houve algum?
_ Não, nunca. Talvez ninguém nunca faça, ou talvez um dia... A vida vai dizer.
_ Ainda não? Hoje é um dia. Bem, é claro que algum homem vai fazer, mesmo que seja eu.
_ [cantando] “um homem pra chamar de seu, mesmo que seja eu”. Com essa sua noção de romantismo, eu duvido.
_ A vida é curta, baby. É melhor não perder tempo duvidando.
_ É a vida é curta.... Quando te vi dormindo, resolvi te acordar porque de repente veio essa ideia fixa na minha cabeça a vida é curta, a vida é curta... E ficou dando cabriolas na minha cabeça, igual a ideia fixa de Brás Cubas.
_ A ha! Eu não dormi enquanto você estava falando!
_ Claro que não. Eu que dormi quando você começou a falar sobre suas ideias sobre a morte. E que morrer não faz sentido
_ [interrompendo] Então é melhor que a vida faça.
_ Ah, “é melhor que a vida faça”, não tinha escutado essa parte. Gostei. Mas que a vida é curta, é.
_ É curta mesmo... Por isso sonhar é melhor do que viver: então não me acorde mais!
_ Ai, que vida curta, meu Deus. Como posso caber toda nela?!
_ Como amar infinitamente nesse vapor, suspiro, grão, gota, espuma, gozo de vida?
_ Como criar sentidos, caminhos, viagens nesse caos vago impreciso lindo universo?
_ Como explorar destinos, aventuras, brincadeiras em tantos mundos maravilhosos?
_ Como ser eterna em tão pouco tempo? Como escolher minha estrela predileta?
_ Como escolher para qual paraíso quero ir? A quem vou ensinar a voar?
_ O que houve comigo? Por que de repente fiquei filosofando assim?
_ Deve ser o tal sentimento de Uma Linda Mulher baixando agora.
_ É, eu sou uma linda mulher...
_ Ah, minha linda... Minha puta.

3 comentários:

Lu Morena disse...

Af,ela eh mah. Eu gosto.
E "Muito Barulho por Nada" eh romântica! E mais legal do que as tragédias! Adoro a Baetrice e o Benedith, o casal mais bacana...
Ah, ele não terminou de contar o sonho da outra parte, não vale!
(puta já tah ateh virando elogio!)

Tiago de Paula disse...

já escrevi, o sonho está na parte V. ela também não disse as duas ideias mais romanticas, presta atenção...

Rascunhos e Rabiscos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.