Outro personagem

Eu enrolo muito antes de colocar uma idéia no mundo. Tantos rodeios são frutos de idéias que não resistem muito fora de mim. Não é a realidade que não as aceita, são as idéias que perdem o interesse de existir. A verdade é que sequer saem, gestam-se eternamente. Eu fiz tantos sonhos na vida, os realizei, corajosamente lutei por tudo. E ainda não sei porque é tão difícil assim encará-los. Encarar um sonho faz tremer um continente.

Medo do fracasso, do ridículo, da vergonha, da solidão, da mediocridade, eu não sei onde o meu medo se esconde. Mais jovem, ainda criança, tive medo de muita coisa, cada hora uma coisa diferente, medo do diabo, medo do escuro, medo de barata, medo de comer antes de orar, medo das doenças do fantástico, medo de ratos com caras de palhaços em baixo da cama, medo de dormir e nunca mais acordar, mas principalmente medo deus. Nossa... É em deus que nossos medos se escondem, deus é o medo da morte.

É impressionante como a coragem se forja diante de cada medo e que vencer um pequeno medo é preparar-se para encarar um maior, é assim sucessivamente, até chegar o momento em que está preparado para encarar a deus.

Eu tinha doze anos quando me dediquei a ler a bíblia, nessa idade é muito grande o risco que corri de acreditar em tudo aquilo. Antes de ler a bíblia deus era um cara simples, poderoso, cheio de histórias mirabolantes, um ser fascinante ainda que incompreensível por ser vasto ao infinito. Era impossível de entendê-lo completamente simplesmente por ser muitas coisas.

Mas depois de ler e crer, mesmo que deus fosse apenas uma frase, um verbo, ainda assim seria uma incógnita, um ser simplesmente impossível de compreender... e, é claro, de agradar. Um ser com enorme criatividade para lhe fazer sofrer e pagar por cada ato, mesmo quando resolve te amar.

Na vida não há caminhar sem dor e ainda por cima termina na morte, não importa o que façamos, e isso assusta. Quando conhece um deus assim, você não pode fugir, não vai se esconder, impossível negar, não há barganha, você não tem como pagar propina e, se resolver xingá-lo, ele não ouve. Amigo, não tem jeito, tem que encará-lo.

Um comentário:

Pâmella Véras disse...

Meu medo.. Deus e morte! O tal infinito, né?